RETRATO DA JORNALISTA SYLVIA VON HARDEN

Continuando com o tema “tabagismo na arte”, vamos com essa emblemática obra de Otto Dix, “Bildnis der Journalistin Sylvia von Harden” (Retrato da Jornalista Sylvia von Harden), de 1926.

O que chama atenção de cara nessa pintura é o estilão da moça, claramente metendo a dela na mesa do bar, explicando alguma coisa foda e deitando na trocação de ideia com alguém que está fora do quadro. Uma cara meio “oh moleque, deixa eu te explicar o que pega…”, sua face expressando a ferocidade contida de quem já viveu e bebeu muito e sabe que está com a razão, mas tem que explicar bem detalhadamente para esses bêbados ignóbeis que frequentam essa pocilga. Tudo sempre com muita classe e elegância, apesar da maquiagem meio borrada, a cara inchada e a meia rasgada. Ela não está nem aí, só quer ficar no canto dela dando lição de moral nos incautos mesmo, saboreando um bom drinque e fumando com destreza seu cigarrinho (note que os dedos da moça estão até amarelados já). Não nos esqueçamos que a moça usa um monóculo, acessório responsa demais, não é para qualquer um hoje, não era para qualquer um na Alemanha dos anos 20.

A jornalista Sylvia von Harden, mulher deveras porreta, era também poeta e escreveu para vários veículos da Alemanha e da Inglaterra. Segundo a própria Sylvia conta, ela estava de bobeira na rua, marcando a vida passar, quando o Otto Dix se aproximou e o seguinte diálogo se fez (em parênteses, uma tradução livre e fanfarrona, para aqueles que não tem intimidade com a língua imperialista):

Otto:

‘I must paint you! I simply must! … You are representative of an entire epoch!’

(Eu tenho que te pintar! Eu simplesmente preciso! … Você representa toda uma época!”)

Sylvia:

‘So, you want to paint my lacklustre eyes, my ornate ears, my long nose, my thin lips; you want to paint my long hands, my short legs, my big feet—things which can only scare people off and delight no-one?’

(Então, você quer pintar meus olhos ressaqueados, minhas orelhas ornamentadas, meu narigaço, meu beiço fino; você quer pintar minhas mãozonas, minhas pernicas, meu pezão – coisas que podem somente assustar os outros e agradar ninguém?)

Otto:

‘You have brilliantly characterized yourself, and all that will lead to a portrait representative of an epoch concerned not with the outward beauty of a woman but rather with her psychological condition.

(Você se descreveu de forma brilhante, e a tudo que vai levar a um retrato representativo de uma época não preocupada com a beleza exterior de uma mulher, mas sim com suas idéias e pirações,)

Essa questão toda de “representar uma época” é coisa do movimento artístico que o Otto fazia parte o “Neue Sachlichkeit” (Nova Objetividade). A ideia do pessoal era romper um pouco com o expressionismo, que viajava demais e já estava enchendo o saco. Daí saiu esse movimento, que queria uma arte mais materialista, “realista”, “crua”, “feia”, muitas vezes contendo uma crítica social pesada (a sociedade no caso é a República de Weimar), com retratos que pareciam mais caricaturas. Tudo tava muito bom e muito bem quando o Hitler apareceu e fudeu tudo. Essa arte foi considerada “degenerada”, imprópria para os puros pensamentos do povo ariano, e quem era do movimento teve que se exilar para não rodar. Quanto a parte do “se preocupar com suas idéias e não com sua beleza”, bem, parece que ficou para depois e não rolou. Coloca na conta do Hitler também.

Enfim, uma puta pintura de uma baita mulher, manuseando seu cigarro como ninguém, com o poder e o garbo que somente aspiramos. Sejamos todos Sylvia von Harden e bora beber num canto, fumando um paiol (Charutim de Palha, logicamente) e desejando que o mundo se exploda. Esse é o espírito.

Por Felipe Guimarães (Fera)

[Obviamente, à direita temos a pintura e ao lado dela, a foto da moça em si, infelizmente, sem monóculo].

[ Agradeço à Nay Fernandes, que deu essa sugestão. Se alguém, dentro da limitada demografia alcançada por esses textos, souber de alguma obra massa que se encaixa no tema, só mandar].

Referências:

http://www.tate.org.uk/…/onlin…/glossary/n/neue-sachlichkeit

http://www.arthistoryarchive.com/…/arthistory_neuesachlichk…

https://www.moma.org/ex…/collection/…/styles/new_objectivity

https://en.wikipedia.org/wiki/Sylvia_von_Harden

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