FANFARRÕES FUMANDO E JOGANDO GAMÃO EM ALGUM CANTO

Sempre mantendo o dialogo entre tabagismo e arte, postaremos com certa regularidade obras que tratam e retratam a temática.

Começo aqui com o quadro “Gentlemen Smoking and Playing Backgammon in an Interior” (“Fanfarrões Fumando e Jogando Gamão em algum Canto” – Tradução Livre) do holandês Dirck Hals. A obra data de 1627.

Dirck foi um pintor da cidade de Haarlem, irmão mais novo do famoso Frans Hals, pintor este mais célebre e sisudo. Enquanto o velho Frans se especializava em retratos da alta sociedade da época, Dirck, como bom irmão mais novo que era, preferia temas mais leves, retratando pessoas curtindo, fumando, chapando e de buenas.

Ao observar a obra, dá para ver que ele não liga tanto para o cenário onde acontece a farra. O pessoal está em um quarto meia boca com umas coisinhas aqui e acola. Uma jarra, uns quadros mais ou menos, cadeiras esquisitas, etc… O foco do Dirck mesmo era mostrar o pau quebrando e o pessoal se divertindo à beça, nem ai pra nada, sempre garbosos e com a fina estampa da época. De fato, as roupas merecem atenção especial do observador, são detalhes que Dirck retratou muito bem, priorizando sempre a composição dos personagens ao cenário. Todo mundo muito elegante, com o melhor da alta costura burguesa da Holanda no séc. XVII.

Basta dar uma olhada rápida nesse distinto grupo para saber na hora que o pessoal ali é pesado na fanfarra, todo mundo certamente embriagado. No canto direito temos três sujeitos compenetrados no jogo (só dá pra ver o chapelão de um deles), provavelmente rolou alguma aposta ali, ao lado, mais ao centro, temos uma figura que olha para fora do quadro, bem no nosso olho, com uma cara tipo “O meu fi, ta interrompendo meu fumo pra que?”. Ao lado deste, há um elegante senhor, com uma combinação de roupa meio vinho com marrom, que provavelmente era o cara mais chato do pessoal. Dá para ver que a cara dele ta rosa já, de tão breaco. Encerrando a turma, tem um sujeito que já está perdidaço na própria viagem, divagando sozinho, claramente a esta altura já é um a menos no rolé.

Todo mundo no movimento está fumando um cachimbinho (o conteúdo do cachimbo fica a cargo da interpretação de cada um), e o “foda-se” ta tão ligado que há vários cachimbos jogados no chão mesmo.

Enfim, esta imagem representa bem os valores que a gente curte e cultiva com o “Charutim de Palha” e por isso começamos por esta obra. Haverá outras obras comentadas aqui, sempre em linguagem arrojada, sem petulância nem papinho furado. Cigarro é pra fumar, birita é pra beber e arte é pra pirar em cima.

Por Felipe Guimarães

Referências:

https://www.rijksmuseum.nl/en/rijksstudio/artists/dirck-hals

https://www.nationalgallery.org.uk/artists/dirck-hals

http://www.essentialvermeer.com/dutch-pain…/hals_dirck.html

Deixar um comentário

Seu e-mail não será publicado.